17 de agosto de 2011

Ao Ar-Livre

Esse inverno está nos dando dias lindos (só não tão lindos quanto o outono), por isso, resolvi fazer um post ao ar livre!










fotos daqui, daqui, daqui e daqui.

6 de agosto de 2011

Haja Azul!

Sabe quando dizem que listras e xadrez não combinam? E que dois tipos de estampas muito dramáticas não podem ir junto? Então, os turcos não aprenderam nada disso! Pelo menos não na decoração...

Todos os grandes monumentos de Istambul são decorados com azulejos de Iznik que são primos orientais mais velhos dos nossos azulejos portugueses. As peças de Iznik (cidade onde começaram a ser produzidas no século XVI, tendo como base a porcelana chinesa) tem basicamente 4 cores: azul cobalto, azul turquesa (eleito cor do ano há pouco tempo), vermelho (não sai de moda) e verde. Mas também podem ter preto, cinza e roxo. A pintura é feita a mão e é altamente complexa podendo cada azulejo ser uma peça que se repete para criar uma padronagem intricada ou uma parte de um desenho mosaicado completo.

 
















Mas o meu ponto não é SÓ o azulejo, que por si só já é incrível,  e sim, como eu disse lá em cima, que os turcos não tem problema nenhum em misturar todos os tipos de padronagem em um só cômodo ou mesmo em uma só parede e manter uma harmonia fundamental para que os ambientes não ficassem que nem a casa do Oswaldo Montenegro. O exemplo disso é o Palácio Topkapi e da Mesquita Azul. Fugir da regra ás vezes pode ser algo para ficar na história...


As fotos são daqui e daqui.

2 de agosto de 2011

Diretamente do Museu

Na verdade, antes de chegar em Praga eu passei por lugares incríveis e inspiradores que renderam umas boas anotações e que devem encher essas páginas virtuais por alguns dias ainda. O primeiro de todos esses lugares foi o Istambul Modern, o museu de arte contemporânea de Istambul, que, acreditem, eu nem curto arte contemporânea, é muito interessante!
Mostro aqui as obras mais "cenográficas" que encontrei por lá.

O "Red Emotional Globe" de Olafur Eliasson

Um mestre das projeções, Tony Oursler. No Istambul Modern está a instalação "clouds" onde ele projeta sobre nuvens de algodão mas como não pode tirar fotos no museu e o google não me ajudou (pela primeira vez na vida) vai aqui a foto de um outro trabalho dele.

Foto de iheartmyart.com
      
Ainda nas projeções, a instalação "Saffron Flower or Fall Time Less" de Pipilotti Rist misturou imagem e objetos pendurados, tudo bem que era lixo e que havia um motivo muito maior para estar ali, mas o efeito funciona muito bem.


Querendo uma idéia de peso e presença e não tão impossível? Que tal um elefante quase 3D? Aprenda com Ayse Erkmen e a escultura "Fil".

E de tudo isso, o mais lindo é a biblioteca.

Com esse céu de livros você praticamente pode ouvir J. L. Borges falando: "Para mim o Paraíso, sempre foi algo como uma biblioteca."