Não tem o que fazer no final de semana? Vá ver Moonrise Kingdom, novo filme de Wes Anderson e minha mais nova paixão cinematográfica. Adultos nostálgicos, um ritmo a dois passos do arrastado, crianças estranhamente adultas e cores, figurinos e cenários. Simplesmente um daqueles filmes "queria-ter-feito-sentaí-e-chora". Obviamente algo assim não escaparia desta pequena compilação de coisas que amo.
Desde que vi o submarino partido ao meio de Steve Zissou, Anderson foi alçado ao meu céu dos "diretores dos diretores de arte" junto com Tim Burton, Jean-Pierre Jeunet e Michel Gondry. E eu poderia seguir aqui sobre como a arte do Anderson completa a sua temática e como o hiperrealismo que ele sugere na sua direção de arte contribui para realçar o fato de, em Moonrise Kingdom, estarmos falando de crianças que querem ser adultos e adultos que parecem ter esquecido como ser crianças e de como ele curte um cara num gorro de lã. Poderia, mas aqui, maior que Wes Anderson, é Adam Stockhausen, seu diretor de arte.
Achei duas entrevistas curtas com ele aqui e aqui e com a set decorator e sua assistente aqui e fica bem claro como o trabalho para um filme desses vem de pesquisa e garimpagem mais do que ficar pirando sentado junto com o diretor. Mesmo não sendo um filme realista, as referências de Moonrise Kingdom, são. Stockhausen foi buscar em casas e acampamentos de verdade a essência do que queria para depois, com ajuda da equipe, tornar realidade uma atmosfera imaginada.
Moonrise Kingdom se passa todo em uma ilha inventada chamada New Penzance. |
Casa da personagem principal onde é a câmera consegue girar 360º mostrando diferentes cômodos. |
Acampamento Ivanhoé, onde Sam mora. |
Acampamento de Suzy e Sam. Abaixo, o famoso submarino de Steve Zissou. |
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