9 de maio de 2012

É isso aí, depois de 15 dias de montagem as exposições nas quais trabalhei foram inauguradas e agora já posso pra falar delas do jeito que eu queria.

A primeira está em exibição na Cinelândia, no Rio de Janeiro. "A Terra Vista do Céu" reúne diversas fotos de Yann Arthus-Bertrand, fotógrafo especializado em imagens aéreas com foco na natureza e com um grande trabalho de em prol da ecologia e sustentabilidade. O briefing inicial era o seguinte: montar uma exposição itinerante com 130 fotos de quase 1,80m de largura ao ar livre e em uma das praças mais movimentadas do Rio de Janeiro. Além de projetar suportes para as fotos a proposta ainda englobava um Centro de Visitantes para 40 crianças e um grande mapa-múndi onde as pessoas pudessem andar sobre os continentes.

Detalhes técnicos:
Horário de Funcionamento: praticamente 24 horas pois, apesar das luzes dos suportes estarem marcadas para apagar às 20:00, a Cinelândia tem luz a noite inteira.
As fotos foram impressas em chapas de alumínio chamadas alucobond.
Como organizar 130 painéis fotográficos pela praça sem atrapalhar a passagem mas ao mesmo tempo dando espaço para que pudessem ser vistos com clareza.

Pedidos do cliente:
- Levar em consideração o uso de soluções sustentáveis como bambu e  placas fotovoltaicas.
- Desenvolver um suporte discreto, bonito e que realçasse as fotos.
- O Centro de Visitantes precisava ser coberto pois mesmo com chuva os eventos programados tinham que acontecer.

Ok. Maaaaarque o teeeeempo!

Partimos para uma pesquisa de referência, sempre a parte mais legal do trabalho. Todas  seguiam pelo caminho do sustentável com o bambu, materiais crus, formas orgânicas e espaços permeáveis onde a Cinelândia e a exposição se misturassem. Uma das sugestões era que o centro de visitantes fosse uma geodésia no meio da praça ou uma área ampla onde as pessoas pudessem socializar e sair um pouco do corre-corre do centro da cidade. 





O que fomos descobrindo com o tempo é que construir ecologicamente ainda é uma utopia. Podem me jogar pedras (virtuais ou não), mas é verdade. Bambu e placa fotovoltaica são incríveis, mas caros. Tecidos crus, contagem de emissão de carbono? Lindo, específico e... caro. E não, nós não faríamos uma casa de barro com lixo dentro das paredes porque... enfim... parede com lixo dentro já diz bastante coisa. A pesquisa seguiu em frente.













Chegamos a três modelos de expositores para as fotos, um de bambu, um de andaime (a grande sacada do andaime era que ele dura uma vida inteira, existe em qualquer cidade e pode ser facilmente desmontado e transportado) e um de metalon. Resultado: o de andaime era ruim de dar acabamento, o de metalon era feinho e o bambu era MUITO mais caro. Sim, eu repito essa palavra constantemente e não é porque eu não tenha gostado da possibilidade de trabalhar com um material novo. Pelo contrário, aprendemos muito durante a pesquisa com as empresas de bambu. O problema todo, a meu ver, continua sendo a especificidade. Não é qualquer um que projeta em bambu, não é qualquer bambu que serve, você não pode guardá-lo em qualquer galpão no cais do porto, por exemplo. Isso tudo aumenta os valores tanto o monetário quanto o agregado e, as vezes, a gente precisa escolher e como um facebook barato diria, "cada escolha uma renúncia..."

Enfim, seguindo nas pesquisas e testes, mexendo daqui e dali, rascunhando todas as idéias e sete projetos diferentes para o Centro de Visitantes depois saímos disso:
Expositor de Andaime





Primeiro Centro de Visitantes carinhosamente apelidado de ThunderDome (lembram do MadMax?)



Para isso: 

Expositor Triangular que vocês poderão ver lá na Cinelândia feito com o mínimo de madeira possível e que  não competia com as fotos do artista.




Centro de Visitantes que mistura madeira e tela verde que não isola totalmente o ambiente externo.


E agora, saindo do computador e indo para a vida real:












Lindo, né?
Agora dá um pulinho lá na hora do almoço ou no final de semana. :)








A Terra Vista do Céu foi produzida pela Bonfilm, projetada pela M+E Design, iluminada pela BeLight e adesivada pela Fotosfera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário