20 de julho de 2011

Diários de Praga 5 - E a Triga de Ouro vai para...

A Quadrienal não teria tudo isso se não existisse um prêmio. A Triga de Ouro. Confesso que demorei pra entender o "triga" mas depois percebi que triga era uma biga, só que com três cavalos. Mongolices a parte, quando eu cheguei em Praga a Triga tinha acabado de ser entregue e, qual não foi minha felicidade ao saber, que o grande campeão havia sido o stand do Brasil! Pela segunda vez, na verdade.

De acordo com o Juri:
"The exhibit offers a vivid sense of the national identity and the vital spirit of creativity that animates Brazil; a current that flows from its cultural sources and continues spontaneously to open new scenographic horizons. 
The exhibit also gives an impression of the rich diversity and the range of scenographies and productions that take place in Brazil. Equal place is given to street art, site-specific interventions, socially conscious performance, puppetry as well as to more conventional theatre. The jury acknowledges the ingenuity in resolving a number of design issues in the works presented.  The exhibition is presented with flair, sensitivity and style."

Realmente, o projeto brasileiro estava muito bem amarrado graças a autenticidade do stand. O fato de ter usado o território e a cultura de maneira aberta e sem necessidade de internacionalizações com certeza cativou o juri, como cativou a grande parte do evento. Sem contar na curadoria cuidadosa que, ao contrário, de muitos países priorizaou diferentes espetáculos e artes dando uma boa amostra do que o país tem a oferecer.

E não foi só isso, o Brasil ainda ganhou a Medalha de Ouro de Melhor Produção com BR-3, do Teatro da Vertigem.

Os outros vencedores foram:

Medalha de Ouro para Melhor Design de Palco: Numen/For Use from Croatia

Alguém se lembra do post sobre a instalação de fita adesiva? Pois é, são eles de novo! O Numen também faz cenografia e ganhou o prêmio pela forma como seus designs incentivam os diretores a trabalharem de novas maneiras.



Medalha de Ouro de Melhor Figurino: ‘Inhabiting Dress’ de Emma Ransley da Nova Zelândia

Medalha de Ouro de Melhor Trabalho em Arquitetura Teatral e Espaço de Performance: México e Grécia

Medalha de Ouro de Melhor Uso da Tecnologia do Teatro: Numen/For Use da Croácia

Medalha de Ouro para Melhor Exibição Estudantil: Letônia
Lembram do stand com a proposta do mesmo cenário para 4 peças diferentes? Pois é, as vezes um cenário é como a própria narrativa, se você consegue acompanhá-lo em todas as suas áreas, é sinal que ele está bem feito.

Medalha de Ouro para Melhor Conceito Curatório: Hungria



Menção Honrosa por Excelência no Design de Som: Reino Unido

Medalha de Ouro pelo Talento Mais Promissor na Sessão de Estudantes: Noruega

Segundo o Juri: "The exhibit, ‘Erase the Play’, presented by these students is striking in its simplicity and in the harmony it evokes. It opens the mind to endless spatial possibilities."

Mas para mim, não passava de um monte de palets empilhados. A foto poderia até dar uma idéia do que eles formariam mas a apresentação deixou muito a desejar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário